Ataques de cibercriminosos são uma das principais preocupações para as empresas ao redor do mundo. E se você acredita que apenas grandes corporações estão entre os principais alvos dos hackers, é melhor repensar essa ideia.

De acordo com especialistas, a cada segundo pelo menos uma companhia é atacada por cibercriminosos em algum lugar do mundo. A má notícia é de que pelo menos 75% desses ataques são direcionados à pequenas e médias empresas. E a oportunidade para isso surge em um motivo mais banal do que parece: os softwares não licenciados.

A vulnerabilidade de programas piratas oferece uma grande porta de entrada para crimes virtuais em pequenas e médias empresas. Logo, o mais barato não só pode sair muito mais caro, como também pode colocar a própria existência de sua empresa em cheque.

Por que hackers atacam pequenas e médias empresas

Toda e qualquer empresa precisa armazenar dados críticos, como senhas, documentos, movimentações financeiras e uma série de outros dados muito valiosos.

Encontrar meios vulneráveis de entrar no sistema de sua empresa é a oportunidade mais rápida e fácil de roubar todas essas informações preciosas de uma só vez. E quem oferece a porta de entrada para isso, acredite ou não, é você mesmo.

Essa afirmação está totalmente ligada ao fato de que muitos proprietários ainda preferem comprar softwares de origem pirata. Embora o negócio pareça altamente interessante quando comparado o custo mais baixo de compra, esta prática pode esconder grandes perigos, como a presença de malwares infiltrados. Desta forma, assim que os programas são instalados, esses componentes obscuros encontram um caminho livre e fácil para navegar entre os dados de armazenamento de sua empresa.

Quais os principais prejuízos para empresas que usam softwares piratas

Além de facilitar os possíveis ataques de hackers, as empresas podem ter a própria produtividade afetada.

Segundo um estudo denominado Cost of Cyber Crime Reports, realizado pela HP/Ponemon, as empresas despendem até 45 dias no ano para recuperar dados ou programas afetados por softwares piratas ou ataques de cibercriminosos. Ou seja, é um mês e meio só de esforços para recuperar possíveis dados perdidos ou programas em mal funcionamento. E isso, provavelmente, pode significar que neste mesmo período o faturamento despencou devido aos danos causados ao sistema.

Em um estudo realizado pela PWC, o The Global State of Information Security 2016, cerca de metade das PMEs relataram que após ataques de hackers por meio de softwares piratas, as perdas chegaram a dobrar ao longo do ano, enquanto esse mesmo problema ocasionou “apenas” 16% de perdas para grandes companhias. Este resultado mostra claramente a preferência dos cibercriminosos por PMEs.

Proteção Microsoft Cloud

Como proteger pequena ou média empresa do ataque de hackers

Ao ver a possibilidade de comprar um software pirata, leve uma certeza em mente: os softwares originais jamais trariam a possibilidade de serem clonados. Portanto, o primeiro passo é garantir a instalação de programas originais em sua empresa.

A Microsoft é a maior empresa do mundo no desenvolvimento de softwares e sistemas de operação em nuvem. Além da maior proteção já assegurada na instalação de seus programas, a empresa garante ainda atualizações gratuitas para os Windows 10 em suas versões 7, 8 e 8.1.

Além disso, a Microsoft garante proteção plena aos dados das PMEs por meio do firewall do Windows, que é disponibilizado apenas por meio de softwares originais e que garante eficiência máxima que frustram os ataques de cibercriminosos.

Portanto, notou a necessidade de aumentar a proteção em sua empresa, seja com o uso de softwares instalados fisicamente na máquina ou por meio da computação em nuvem, a instalação de softwares originais da Microsoft será muito importante para dar a tranquilidade que você precisa quanto a proteção de seus dados.

E então, percebeu o quanto os softwares Microsoft são importantes para  proteger sua empresa contra cibercrimes?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!


 

2 Comments

Comments are closed.