Ilustração de backup em Nuvem

O armazenamento em nuvem se transformou em uma das principais soluções para otimizar a organização de arquivos sem a necessidade de comprometer o espaço físico ou os dispositivos de uma empresa. Isso, sem dúvidas, contribui essencialmente para questões relacionadas ao custo, tempo e segurança na rotina da empresa.

Contudo, associar a navegação em nuvem apenas à prática do backup não significa alcançar a eficiência desejada.

É fundamental entender que cada tipo de empresa conta com demandas específicas, seja no volume de dados enviados para a nuvem ou para soluções complementares que buscam otimizar o tempo dos colaboradores. Ter atenção a isso e escolher o plano que melhor se adapte às necessidades é fundamental para que o custo x benefício final seja realmente interessante.

Para ajudar você a escolher a melhor solução de backup em nuvem para sua empresa, trouxemos abaixo alguns benefícios essenciais que um bom serviço de armazenamento virtual deve oferecer.

Confira quais são os principais recursos que você deve encontrar em um bom serviço de cloud e sinta-se mais seguro para fazer suas escolhas.

Siga conosco e confira!

Se a sua empresa conta com servidores físicos, gerencie o armazenamento automático para a nuvem

O armazenamento em nuvem é uma solução eficaz e praticamente indispensável para as empresas. Entretanto, muitos administradores e gerentes de TI ainda contam com servidores locais, onde são armazenados os dados e documentos. Para garantir a total segurança contra possíveis falhas ou acidentes, é muito importante contar com backup automático para a nuvem – o chamado armazenamento heterogêneo. Isso garante que os dados enviados estejam sempre à mão e reforça a segurança contra possíveis panes nos servidores físicos.

Garanta que a capacidade de armazenamento em nuvem possa ser expandida

Quanto mais sua empresa cresce, mais documentos e dados ela disponibiliza. Portanto, sempre assegure que a solução de backup em nuvem escolhida oferece a capacidade de expansão necessária conforme suas necessidades.

Tenha mais do que uma opção de armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem conta, basicamente, com dois tipos principais de replicação dos dados: o armazenamento redundante local (LRS) e o armazenamento geo-redundante (GRS).

No armazenamento LRS, os backups são realizados com três cópias locais em datas centers que estejam localizados em uma mesma região. Isso garante eficiência e baixo custo na proteção aos documentos e dados em ocasiões de possíveis falhas em seu servidor.

No armazenamento GRS, os dados são copiados para uma segunda região que esteja distante do servidor principal para que não ocorram quaisquer riscos de interrupção na disponibilidade dos dados e documentos, o que é muito interessante para se proteger de possíveis interrupções em sua região.

Não limite a capacidade de transferência para seus dados

Alguns serviços oferecem planos específicos conforme a demanda de envio de dados em backups ou downloads de documentos em nuvem. Esses planos muitas vezes costumam cobrar por possíveis excedentes na taxa de dados transferidos. Para controlar melhor seu orçamento, prefira as opções com tráfego que não limite a transferência de dados.

Contrate ferramentas de criptografia

A criptografia é uma das maneiras mais eficazes de garantir que seus documentos não serão acessados por outras pessoas. Com essa ferramenta, as informações são codificadas de maneira local e só podem ser acessadas por quem possuir as chaves corretas. Nunca deixe de contar com este recurso para proteger seus dados mais sigilosos.

Agilize a recuperação de arquivos com a consistência de aplicativos

Quando dados são armazenados em grandes quantidades e precisam ser recuperados, é comum que o tempo de restauração completa demore bastante. Para garantir a agilidade necessária neste processo, conte com backups consistentes de aplicativos.

Prefira um servidor em nuvem que garante retenção em longo prazo

Não limitar o período para possíveis necessidades associadas ao backup ou a recuperação de arquivos é muito importante. Não importa se a sua necessidade será recuperar seus arquivos daqui a um ano ou em dez anos. Para isso, procure por servidores que ofereçam longos prazos para armazenamento de arquivos.

Uma mão sgurando um tablet exibindo a marca Azure

Conheça um dos melhores serviços de backup em nuvem da Microsoft: o Azure

Com o Azure, você tem, de forma rápida e prática, todos esses recursos listados. O Azure traz inúmeras vantagens, como, por exemplo, o serviço de Pay-as-you-use, que cobra somente conforme a quantidade de dados enviados.

Outro fator muito interessante do Azure é sua manutenção de custo baixo, escala ilimitada e alta disponibilidade, garantindo a replicação de armazenamento de dados – seja por meio de armazenamento redundante local ou armazenamento geo-redundante.

Por fim, vale mencionar que esta ferramenta para armazenamento e backup em nuvem oferece uma poderosa criptografia, capacidade de retenção a longo prazo e limite de 9999 pontos de recuperação.

Com tantos benefícios incríveis, o Azure é, sem dúvidas, a melhor opção para o armazenamento em nuvem de sua empresa.

E então, gostou de saber o que é fundamental quando contratar um serviço de armazenamento ou backup em nuvem? Ficou com alguma dúvida sobre essa ferramenta? Deixe seu comentário ou entre em contato!


Baixe o Ebook - Cloud: Porque sua empresa não pode mais ficar sem

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.