O caminho para a computação em nuvem é cada vez mais buscado pelas pequenas e médias empresas. A redução de custos, a agilidade, a incrível capacidade de armazenamento e a escalabilidade que acompanha o crescimento de sua empresa, são apenas algumas vantagens que esta opção traz. E o ponto de partida para que isso aconteça, é a o Backup as a Service (BaaS) ou, em português, Backup como Serviço.

Como o BaaS trabalha

O BaaS trabalha com um provedor específico não só aos backups de recuperação de dados, mas, também, com a manutenção de processos e aplicativos essenciais em um data center.

Por ser comum o fato de as empresas manterem dispositivos dedicados aos backups, o BaaS garante que as empresas dispensem a necessidade de comprar servidores e softwares adicionais ou comprar aparelhos para duplicação de dados.

A importância do BaaS vai muito além de ser um termo de mercado para falar sobre backups em nuvem. Este serviço de TI oferece um gerenciamento completo e seleciona dados conforme as informações de sua empresa.

A importância da computação em nuvem para as empresas

A tecnologia da computação em nuvem está em todas as possibilidades que envolvem o universo corporativo, facilitando a comunicação e a troca de dados a partir de dispositivos móveis, como smartphones. Contudo, muitas vezes, as empresas não têm a percepção real sobre os riscos que essa troca rápida de dados.

E é com a adoção do BaaS como ferramenta de backups, que sua empresa poderá evitar graves problemas, como:

  • Perda de documentos de propriedade intelectual
  • Perda de dados sobre os registros dos clientes
  • Perda de informações financeiras
  • Riscos às conformidades legais
  • Risco à reputação da empresa

Mesmo com o conhecimento sobre os riscos que a falta de backups robustos trazem, a maioria das pequenas e médias empresas acabam não se protegendo completamente como deveriam, principalmente pelo receio quanto aos possíveis custos de investimento e manutenção que o investimento em TI pode trazer.

Contudo, o BaaS foi desenvolvido para garantir que os serviços realizados em nuvem proporcionem a maior economia possível, bem como excelente flexibilidade e proteção para as soluções de armazenamento em nuvem, o que resulta em melhor organização e segurança a dados críticos.

10 perguntas para entender a importância do BaaS para sua empresa

Para entender se o BaaS é a solução ideal para sua empresa, é importante ter conhecimento sobre a operação e os objetivos na adoção da computação em nuvem. Para isso, criamos 10 questões essenciais:

1. Quais as principais metas de sua empresa ao migrar para a nuvem?

2. Quais são as soluções essenciais para a sua empresa?

3. Você conhece a estrutura de TI de sua empresa? Você sabe se ela é escalável, redundante e flexível?

4. Sua empresa já usa a computação em nuvem?

5. Sua empresa tem um plano de backup para recuperação de dados? Você sabe quais as falhas que ele possui?

6. Quais as informações armazenadas por sua empresa e qual a frequência de alteração?

7. Qual a sensibilidade dos dados armazenados em sua empresa e em quanto tempo eles precisam ser recuperados em casos de desastres?

8. Por quanto tempo os dados devem ficar armazenados? De qual maneira eles são destruídos quando necessário?

9. Quanto ao banco de dados, qual a conformidade legal pela qual os processos estão submetidos e que devem ser considerados?

10. Quais serviços o seu time de TI cobre atualmente?

Com essas respostas, você entenderá como implementar as estratégias corretas do BaaS para alavancar ainda mais sua empresa, reduzir custos com infraestrutura de TI e diminuir potencialmente os riscos com perdas de dados.

E então, você já conhecia o BaaS? Ficou com alguma dúvida sobre essa solução para reforçar a infraestrutura em nuvem de sua empresa? Deixe seu comentário ou entre em contato!

 

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.