Se é comum que ao longo da vida qualquer pessoa passa por oscilações financeiras, com as empresas não acontece diferente. São diversos fatores externos e internos que podem fazer com que o lucro oscile por algum tempo no balanço financeiro.
Quando há uma oscilação negativa nos lucros, muitos gestores buscam soluções que possam reduzir imediatamente os maiores custos. Mas, você já deve ter imaginado que sair cortando investimentos em mão de obra ou até mesmo demitir alguns colaboradores, pode não ser a melhor solução. Afinal, essa é a hora de pensar justamente no aumento de produtividade e na maximização da qualidade dos processos.
Com tudo isso, é impossível não se perguntar: como então saber diferenciar o que deve ou não ser cortado da planilha de gastos?
E essa resposta pode estar mais perto do que se imagina: as ferramentas de tecnologia que sua empresa já usa.
Você sabe mesmo tudo o que suas ferramentas de tecnologia podem fazer por sua empresa?
Muitas dessas ferramentas ainda não têm seus recursos explorados ao máximo. Com isso, acabam não desempenhando o papel que deveriam para o crescimento de sua empresa.
Por isso, tenha a certeza de que saber gerenciar corretamente as soluções em TI poderá ser um primeiro e fundamental passo para fugir da tão incômoda crise. Com isso, você pode aumentar a performance nos processos e, assim, mudar o cenário atual para que os bons resultados, enfim, reapareçam.
E é para ajudar você a entender melhor como fazer esse gerenciamento eficaz das ferramentas de TI, que separamos 6 passos importantes. Confira abaixo, e mãos na massa!
1. APOSTE NAS FERRAMENTAS COM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Sim, você quer sair da crise. E gastar, não parece ser uma boa ideia. Mas, o investimento em tecnologia pode, na verdade, gerar incríveis economias nos processos.
Ao buscar soluções na tecnologia, você encontrará excelentes oportunidades de diminuir os gastos a médio e longo prazo com menos esforço operacional. É fazer mais, sofrendo menos.
Dessa maneira, além da produtividade do seu time aumentar, os principais profissionais tomadores de decisão terão mais tempo para se concentrar em soluções de mercado que tragam retorno imediato.
Elabore um bom plano estratégico que estabeleça critérios para diferentes cenários, e perceba o quanto investir em tecnologia proporcionará um retorno mais efetivo do que a simples ideia de fazer cortes radicais no seu time de colaboradores.
2. Personalize suas ferramentas de tecnologia
Lembre-se de que as ferramentas de tecnologia oferecem excelentes recursos que podem ser personalizados conforme as necessidades de sua empresa. E isso pode significar ótimas oportunidades de reduzir gastos.
Portanto, analise e vá fundo; converse com o suporte das ferramentas inteligentes que sua empresa utiliza e personalize todas as funções possíveis para atender os seus objetivos de negócios. Isso pode significar um melhor estudo de mercado, a segmentação de grupos com potenciais clientes, a otimização de campanhas sazonais e muitos outros pontos importantes.
É com essa eficiência que você conseguirá atender rapidamente algumas demandas e oportunidades específicas, simplificando ainda mais os fluxos no dia a dia e, enfim, alcançar estabilidade nos lucros.
3. Aproveite a infraestrutura da computação em nuvem
Se as ferramentas que sua empresa usa não estão baseadas em nuvem, boa parte dos gastos com elas serão referentes às necessidade de fazer manutenções, contar com suporte emergencial e garantir as atualizações de segurança.
Por isso, a preferência por utilizar softwares em Cloud (computação em nuvem), será fundamental. Com essa opção, todos esses gastos podem ser eliminados ou incrivelmente reduzidos.
A infraestrutura da computação em nuvem é tão incrível, que pode abrigar facilmente suas principais ferramentas, automatizar backups para diminuir os esforços com seu servidor físico, permitir maior produtividade dos colaboradores, aproveitar atualizações automáticas e ainda ter à sua disposição o suporte gratuito e completo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso tudo, com o ambiente em nuvem sua empresa só pagará pelos recursos realmente utilizados. É a chance perfeita de não ter custos fora do orçamento.
4. Busque a automação dos processos
Quanto menos esforços manuais, melhor. A automação de processos rotineiros é muito importante para que os principais profissionais do seu time fiquem com maior disponibilidade. Assim, eles poderão se concentrar em planejamentos ou decisões mais importantes.
Existem diferentes tipos de automação, que vão desde a otimização de campanhas para aproveitar oportunidades pontuais de vendas, ou monitorar públicos específicos, e, ainda, as automações que garantem as atualizações constantes de ferramentas de segurança as quais asseguram proteção completa para sua empresa.
Ao optar por essas soluções, você garantirá maior agilidade nos processos, mantendo a estabilidade dos sistemas e evitando problemas que possam interferir na produtividade dos colaboradores.
5. Permita a escalabilidade de sua infraestrutura tecnológica
Quando falamos sobre soluções em tecnologia, a flexibilidade é um dos principais pontos que devem ser levantados. E nisso, a infraestrutura em nuvem também é perfeita.
Garantir a melhor adaptação possível sobre o que sua empresa precisa e o que ela pode ter disponível é uma fórmula infalível. Portanto, é preciso garantir o gerenciamento desses recursos para ter o controle total das ferramentas que serão ou não utilizadas.
Falar em escalabilidade é também mencionar que a infraestrutura em nuvem acompanhará o crescimento de sua empresa, permitindo que o orçamento esteja sempre dentro do que foi pré-estabelecido.
Além disso, a computação em nuvem será muito importante para integrar diferentes setores de sua empresa e, assim, alcançar ainda mais agilidade nos processos.
6. Utilize ferramentas para monitoramento
As ferramentas de TI são excelentes para gerenciar a duração de cada projeto, o que resulta em maior controle de pendências e mede a produtividade dos envolvidos. Com isso, os gestores poderão fazer leituras mais completas sobre possíveis falhas nos processos para, assim, criar planos gerenciais que otimizem os trabalhos dos envolvidos.
A gestão eficiente em TI é um dos grandes segredos para que as empresas possam se reestabelecer rapidamente nos períodos financeiramente mais críticos, acompanhando o desempenho produtivo das equipes, corrigindo falhas e, principalmente, aproveitando rapidamente as oportunidades de mercado.
Se a sua empresa já tem boas ferramentas tecnológicas implementadas para otimizar os processos e recursos atuais, vale a pena reforçar: certifique-se de que todos os recursos estão sendo utilizados em seu máximo desempenho.
Entretanto, se as ferramentas de tecnologia ainda não fazem parte da sua estrutura empresarial, considere adicionar essas soluções o quanto antes para melhorar os processos e alcançar excelentes reduções de gastos com processos ultrapassados.
E então, você tem dúvidas sobre como implementar as soluções de TI em sua empresa? Quer conversar sobre esse assunto? Deixe seu recado abaixo ou entre em contato conosco!